::::: Prefeitura Municipal de Araguari - 2013/2016 :::::

Entrega do Projeto S.O.S. Queimadas


21/05/2013

 

Entrega do Projeto S.O.S. Queimadas

 

            A Prefeitura de Araguari, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na última semana o Projeto “S.O.S. Queimadas 2013”. A reunião foi presidida pela secretária Iara Cristina Rodrigues Alves de Faria e pelo comandante do 4º Pelotão de Policia Militar do Meio Ambiente, tenente Carlos Alberto. Na oportunidade estavam presentes as coordenadoras dos Centros Educacionais de Educação Infantil (CMEIs), diretores das escolas municipais, estaduais e particulares de nossa cidade.

            Durante a explanação foi destacada a importância da escola enquanto formadora de futuros cidadãos, enfatizando que é necessária e urgente a formação da consciência ambiental ainda na infância, pois o adulto é fruto de tudo que experimentou e vivenciou nos seus primeiros anos de vida. Foi ressaltado também o importante papel de cada professor na formação da consciência ecológica do educando, sendo ele um verdadeiro disseminador das questões ambientais, motivando as crianças a serem multiplicadoras em suas casas de ações que possibilitem a curto, médio e longo prazos, uma mudança de postura, hábitos e comportamento da população.

             O Programa de Educação Ambiental Gira Sol apresentou vídeos de sensibilização que retratam a fragilidade da natureza e as consequências das queimadas para o meio ambiente e, também, para nossa sobrevivência, bem como a síntese das ações desenvolvidas pelo Projeto S.O.S. Queimadas nas instituições de ensino.

Iara Faria explicou que em sua terceira edição, o S.O.S. Queimadas conta com importantes e novos parceiros. “São as secretarias municipais de Obras, de Serviços Urbanos, de Saúde e de Meio Ambiente, o 11º Batalhão de Engenharia de Construção, o 53º Batalhão de Polícia Militar, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e a TV Integração, além, é claro, do sempre atuante do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Rodoviária, do Consórcio Capim Branco Energia (CCBE), do Arroz Vasconcelos e da imprensa de Araguari. Graças a isso temos um trabalho mais abrangente de esclarecimentos e a melhora da qualidade de vida pela região onde realizamos o projeto”, explicou.

          O Bairro Novo Horizonte foi escolhido para o inicio do projeto, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Distritais está fazendo a notificação de proprietários de terrenos baldios, concedendo um prazo de 10 dias para que eles realizem a limpeza de suas propriedades. “Terminado o prazo estipulado, a Prefeitura poderá fazer a limpeza, cobrando 1% de multa do valor atual do imóvel e mais as despesas da limpeza que tem custo médio de R$ 800. Esse valor é lançado na dívida ativa”, explicou o secretário Uguney Carrijo Rodrigues.

            Foram realizadas no referido bairro 14 notificações. Ao longo do ano 220 proprietários foram notificados no município.  “Orientamos aos donos de terrenos vagos que façam a limpeza para evitar problemas como queimadas, presença de animais peçonhentos, roedores e insetos e, enfim, para que nossa cidade seja mantida limpa”, encerrou o secretário.

 

*O lançamento do S.O.S. Queimadas reuniu diretores de escolas de Araguari

- Foto: Divulgação