Carteirinhas para Idosos são entregues pela CAF Transportes

A empresa responsável pelo transporte coletivo em Araguari, CAF Transportes, começou a entregar hoje, 16, carteirinhas a idosos em Araguari, pessoas acima de 60 anos, atendendo-se à Lei Municipal 4243, de 19 de abril de 2006, em seu artigo segundo. Dos mais de 3.600 cadastrados como idosos, serão entregues, nessa segunda etapa, mais de 1.600 carteiras.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo Demográfico 2010, a população acima dos 60 anos em Araguari é de 14.585. Acredita-se, entretanto, que haja entre 4.000 a 5.000 idosos que sejam usuários do transporte coletivo no município.

A carteirinha do idoso apresenta uma foto para reconhecimento mapeal. “Assim que o idoso entra no ônibus, tira-se uma foto dele, que é enviada à Central, onde é feita a comparação e o reconhecimento dos pontos do rosto. Caso haja dúvidas no banco de dados, que é aberto todos os dias, à tarde, o usuário pode ter até o bloqueio da carteira. Entretanto, tal ação não tira o trabalho do cobrador, que é o ‘olho da empresa’”, finalizou Poliana.

A carteirinha do idoso tem a validade de um ano, e deve ser renovada na data do aniversário do usuário, a partir de 2018. Como a empresa está entregando as carteiras, a continuação dos cadastros terá início dia 29 de agosto.

Para o Prefeito Municipal, a entrega das carteiras aos idosos é uma grande conquista para o transporte coletivo de Araguari. “Desde que a CAF começou seu trabalho em caráter emergencial, a Secretaria de Trânsito tem sido parceira constante, avaliando todas as propostas solicitadas pela empresa com o máximo critério e atenção, pois o bem-estar da população é uma de nossas prioridades. E os idosos de Araguari vão poder, com a sua carteirinha, ter mais tranquilidade e segurança ao usar o transporte coletivo”, relatou Marcos Coelho (PMDB).

Eunice Maria Simone de Oliveira, idosa usuária do transporte coletivo e moradora do Bairro Brasília, achou muito bom ter recebido sua carteirinha. “Há um mês uso a carteirinha, e é bem melhor que a identidade, que muitos acabam esquecendo ou perdendo. Ficou melhor”, comentou.

BILHETAGEM ELETRÔNICA

A carteirinha para idosos, de acordo com Poliana Dias de Castro, funcionária da CAF, faz parte do projeto de bilhetagem eletrônica, já em fase de implantação, “O passe de papel não possibilita se ter dados com exatidão, o que será possível através da bilhetagem eletrônica. Assim, poderemos monitorar o ônibus em tempo real, sabendo inclusive horários de saída, local, se houve mudança no trajeto, horário de chegada, horário de abertura e fechamento do turno, número de passageiros, e que passageiros utilizaram o ônibus – estudantes, idosos, ou demais usuários”, explicou a Auxiliar de escritório.

A bilhetagem eletrônica visa o autoatendimento do usuário no transporte coletivo, o que motiva rapidez, agilidade, favorecendo a pontualidade e evitando-se a formação de longas filas, uma das frequentes reclamações.

A empresa CAF informa a bilhetagem eletrônica já está funcionando, e que os passes de papel, disponíveis hoje, serão válidos apenas até o próximo dia 31 de agosto, data limite para troca. Portanto, a partir de 1º de setembro, serão aceitos apenas cartão ou dinheiro.

A CAF Transportes se encontra na Rua Padre Anchieta, 53 – Jardim Regina, em frente ao IMEPAC. Além disso, elogios, reclamações e sugestões podem ser enviadas pelo número de Whatsapp (34) 99140-6874, devendo constar da mensagem a data, o horário, a linha e o número do ônibus.

FOTOS:              ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete