Corpo de Bombeiros apresenta projeto e local para futuras instalações em Araguari

Na manhãde hoje (24), o Capitão BM Fabrício Silva Araújo, juntamente com  Major Leonardo, Chefe da Divisão Operacional da região do Triângulo Sul e Norte, e Alto Paranaíba, Capitão Caetano, Assessor Administrativo do 2º Comando Operacional de Bombeiros e a corporação da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari, recebeu o Prefeito Municipal, Marcos Coelho de Carvalho, Secretários Municipais, Vereadores, empresários e imprensa araguarina com o intuito de apresentar suas futuras instalações físicas.

A 3ª Companhia de Bombeiros de Araguari, composta hoje por 44 bombeiros militares, é responsável pela atenção em 22 municípios, sendo Araguari a primeira base operacional, que atende 11 cidades. A segunda base, em Ituiutaba, atende outros 11 municípios. Num total, estima-se uma população de atenção de meio milhão de habitantes que recebem “todo o apoio com celeridade e presteza, assim como a comunidade merece”, ressaltou o Capitão Fabrício Silva Araújo.

A obra tem uma estimativa de um custo total de R$ 6 milhões de reais, e deverá ser dividida em três fases. O primeiro módulo, que abrigará o setor administrativo e operacional, deverá levar de dois anos e meio a três anos para ser construído. Deverá custar em torno de R$ 2,5 milhões de reais, dos quais R$ 1.5 milhão de reais já foram conquistados por meio de emendas parlamentares do Deputado Federal José Silva (SD), de R$ 250 mil, Deputado Federal Tenente Lúcio (PSB), de R$ 1 milhão de reais, e do Deputado Federal Edson Moreira (PR), de R$ 250 mil.

Para Abdias Eduardo Pontes, empresário envolvido em ações de apoio à comunidade de Araguari, e que está desde o início do projeto junto aos Bombeiros, acredita que a comunidade, como um todo, deve se envolver e dar sua parcela de contribuição, pois “o trabalho não é apenas para o Corpo de Bombeiros, é para nós, de Araguari”, ressaltou o empresário. “A primeira fase, de limpeza e terraplanagem do terreno, poderá ser realizada em 15 dias, mas para isso serão necessários apoio de mais empresários, da comunidade, do Batalhão, da Prefeitura, entidades, para que, em união,possam ajudar a desenvolver e dar continuidade a esse trabalho”, completou.

Capitão Fabrício apresentou as demarcações feitas no terreno em obras, explicando que essa será uma das maiores estruturas do país, a qual foi devidamente planejada e elaborada para atender a população de Araguari, de maneira a proporcionar toda a atenção de forma que, num futuro próximo, possa ter todas as condições de aportar maior quantidade de recursos logísticos e de recursos humanos.

De um lado da obra, ficarão a parte administrativa e operacional. De outro lado, será construído um complexo de treinamento, que inclui uma piscina e pista para corridas. ”Além destes, serão oferecidos cursos de capacitação e qualificação de todo o corpo de colaboradores da iniciativa privada, com cursos de brigada de incêndio, atendimento hospitalar, cursos voltados à comunidade de Araguari e região, sem ônus algum, pois a corporação se dispõe a proporcionar esses treinamentos e atuações preventivas”, disse o Comandante, finalizando que “a ideia é trazer a comunidade para o quartel”.

Capitão Fabrício comparou então a estrutura, sendo o Corpo de Bombeiros a laje e os pilares, cada um dos membros da sociedade, pela união de esforços que está acontecendo a concretização desse intento. Agradeceu também todo o apoio recebido, incluindo Deputado Estadual Cabo Júlio (PMDB), que foi sensível à situação de concretização da obra, dizendo que “a tarefa não é fácil; antes, é árdua, mas é prazerosa. O que nos motiva a cada dia é pensarna concretização e na oferta dessa estrutura ao município amanhã. Juntos, vamos mais longe. É muito prazeroso e gratificante pegar nas mãos dos senhores e senhoras e observar no olhar que estamos juntos nessa caminhada”, concluiu.

Para Wesley Lucas, Vereador (PPS), “o que depender do poder legislativo nesse processo de apoio, conte com a Câmara. Entendemos a importância da corporação, que está entre as instituições de maior credibilidade de toda a história de nosso país, pois lidam com o bem maior, que são vidas, e isso é essencial”, acentuou.

Segundo o Líder do Governo na Câmara, Vereador Levi Siqueira (PMDB), a população será prestigiada com a magnitude dessa construção. “Por meio dessa nova estrutura do Corpo de Bombeiros de Araguari, a população não somente terá um ganho com as novas instalações que darão melhor comodidade para a tropa de Bombeiros que prestam um serviço importantíssimo, mas também uma área para esportes e para cursos que serão oferecidos, inclusive projetos sociais para crianças. Será um ganho social para a cidade não só de melhores condições de trabalho num momento difícil em que o país atravessa financeiramente, e que, apesar disso, a Prefeitura dá sua parcela de contribuição, que mostra a visão do prefeito, que entende ser um ganho para a cidade, fazendo uma gestão importante nesse sentido”.

De acordo com o Prefeito Municipal, “esse projeto é de grande envergadura que vem trazer benefícios para nossa população, não somente para o Corpo de Bombeiros. Colocamos a Prefeitura Municipal à disposição, oferecendo todo o empenho para que isso aconteça. Sabemos das várias etapas, do desafio, mas o importante é começar. Para dar continuidade, conte com o meu apoio. ”, encerrou Marcos Coelho

FOTOS:    ASCOM – Secretaria de Gabinete