Mais 123 agentes vão reforçar o trabalho de combate a dengue em Araguari

Prefeitura de Araguari está concluindo o processo de contratação de 75 agentes de combate de endemias e mais 48 agentes comunitários de saúde para reforçar a equipe que trabalha no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zica Vírus, este último apontado como responsável pelo aumento de casos de microcefalia no país.
Atualmente 132 agentes trabalham no controle e combate ao mosquito em Araguari.  Assim que os novos contratados forem integrados ao grupo serão 255 agentes trabalhando nas ruas.
Para Wellington Colenghi, coordenador do Departamento de Zoonoses, o número de pessoas é importante para reduzir o espaço de tempo entre as visitas nos domicílios, mas ainda assim é preciso contar com o apoio da população. “Pedimos que os moradores recebam bem os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde e sigam as orientações porque queremos manter os casos de microcefalia longe de nossa cidade. Da mesma forma, reduzir os casos de dengue”, disse.
A secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues anunciou semana passada as novas orientações do Ministério da Saúde para combater o Aedes Aegypti em razão do aumento dos casos de microcefalia no país. “Entre 28 de dezembro e 2 de janeiro foram registrados 199 casos novos de microcefalia no Brasil, o que equivale a todos os casos registrados em 2013. Então, se não tivermos o apoio da população o vetor vai continuar nos aterrorizando. As pessoas precisam agir, eliminar recipiente que servem de criadouro do mosquito de suas casas e quintais. Só assim para acabar com o mosquito”, observou.
Atualmente a Secretaria de Saúde está com 58 casos suspeitos de dengue em investigação.

(Confira mais notícias no facebook na Prefeitura de Araguari)