Prefeitura Municipal realiza Campanha Educativa “Dê preferência à vida”

Como parte das comemorações dos 129 anos de Araguari, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana e de Educação, em parceria com o IMEPAC- Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, realizou no último sábado, 12, uma Campanha Educativa no centro da cidade para chamar a atenção sobre a travessia na faixa de pedestres.

A iniciativa buscou salientar os cuidados na hora de atravessar as ruas e alertar os motoristas sobre a importância de ser gentil no trânsito, permitindo a travessia segura de pedestres. Ações como essa serão realizadas de forma contínua, para que haja maior conscientização da população.

ALGUMAS DICAS DE SEGURANÇA PARA PEDESTRES:

• Faça a travessia sempre em faixa de segurança;
  • Se não houver faixa de segurança, atravesse a via sempre em linha reta;
  • Caminhe sobre a calçada;
  • Jamais atravesse pela frente ou pela traseira de um ônibus ou outro veículo, pois o condutor que estiver vindo poderá não visualizá-lo;
  • Nunca atravesse driblando os carros em movimento;
  • Olhe para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única;
  • Quando fizer a travessia, escolha um lugar onde você tenha boa visão dos veículos e possa ser visto facilmente pelos motoristas, de preferência na esquina.
  • Utilize as passarelas para pedestres nas grandes avenidas ou rodovias. Não tenha preguiça nem queira encurtar o caminho. Você pode estar encurtando a sua vida.

O Secretário de Educação salientou o trabalho entre as duas Secretarias, realizado com o objetivo de fornecer informações à toda a população. “Esta ligação entre a Secretaria de Trânsito e a Secretaria de Educação tem sido muito boa, proporcionando fazer uma trabalho de grande relevância no nosso Município ao levar à população  temas relacionados à Educação no Trânsito e suas variáveis. Através dos diferentes campos do conhecimento dentro e fora do ambiente escolar do nosso Município, o trabalho tem servido como um canal de informações e formação para crianças, adolescentes e comunidade em geral, ” comentou Werley Macedo.

Segundo o Secretário de Trânsito, Luiz Antônio Lopes, é muito importante que a população entenda que tanto motoristas, passageiros ou pedestres possuem, na diversidade de seus papeis, direitos e deveres a serem observados. “Quando caminhando, motoristas e passageiros são pedestres, e devem ser responsáveis e cuidadosos no trânsito, evitando-se acidentes”.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) ressaltou a relevância de mais esta ação da SETTRANS no município: “Como o pedestre não possui acessórios ou equipamentos de proteção para o dia a dia, este deve cuidar da sua segurança, andando com muita atenção, respeitando regras de comportamento, placas, faixas e sinalizações diversas”, disse.

.

FOTOS:              Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana