Prefeitura realiza encerramento das oficinas oferecidas pela Secretaria do Trabalho e Ação Social

Na última terça-feira, dia 12, a Secretaria do Trabalho e Ação Social realizou o encerramento das oficinas oferecidas no segundo semestre de 2017 pelo Serviço de Convivência. As diversas oficinas oferecidas acontecem nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Centro de Convivência do Idoso e nos Centros de Convivência da Criança e do Adolescente de Araguari, Amanhece e Piracaíba.

O evento aconteceu na Sede da 47ª Subseção da OAB e contou com a presença do Assessor Especial do Prefeito – Expedito Castro Alves, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Júberson do Santos Melo, do Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana – Luis Antônio Lopes, da Secretária do Trabalho e Ação Social – Eunice Maria Mendes, servidores públicos e alunos de escolas públicas.

Houve várias apresentações artísticas, entre elas o Coral dos Idosos, dança de rua, números de balé clássico, teatro, além de uma coreografia de Tai Chi Chuan e dança de salão por idosos.

Na oportunidade, foi realizada a confraternização de final de ano entre os servidores dos equipamentos e beneficiários, bem como entre os servidores da Secretaria do Trabalho e Ação Social.

Para a Secretária Eunice Mendes, o ano de 2017 foi de muitos entraves, porém de muitas vitórias. “Este evento é um momento de encerramento; temos um grande sentimento de gratidão pela cooperação de todos, que nos fizeram romper obstáculos e vencer dificuldades diversas pelas quais passamos durante este ano. Os desafios foram muitos, mas dos desafios tivemos um trabalho que foi realizado em equipe por todos da Secretaria do Trabalho e Ação Social. Hoje, colhemos frutos do esforço de todos”, destacou Eunice Mendes.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Por este serviço, atendimentos em grupo são realizados, como atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras; estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Seu objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Segundo o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PMDB), “devemos estar continuamente comprometidos com propostas que estimulem e apóiem o munícipe, auxiliando-o a vencer situações desafiadoras. Consideramos essas oficinas gratuitas promovidas pela Secretaria de Ação Social uma excelente oportunidade para que indivíduos e suas famílias possam superar obstáculos sociais, como também financeiros, já que podem também ter uma renda extra com aquilo que foi aprendido,” ressaltou.

OFICINAS

As oficinas oferecidas pela Secretaria do Trabalho e Ação Social são:

CRAS Bairro Brasília – Artesanato, Hidroginástica e Alongamento
CRAS II Bairro São Sebastião – Artesanato, Desenho e Zumba
CRAS III Bairro Amorim – Artesanato adulto e infantil, Dança de Rua
CRAS IV Bairro Independência – Zumba, Alongamento, Artesanato e Desenho
CRAS V Bairro Monte Moriá – Artesanato adulto e criança, balé e dança de rua.

FOTO:       Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social