SAE homenageia Protetores da Água

Em sua oitava edição, a Superintendência de Água e Esgoto – SAE, homenageou na última sexta-feira (24) empresas, proprietários de terras e pessoas físicaspor seu trabalho de proteção de nascentes e outras práticas ambientais sustentáveis de bom uso da água. O evento contou com a presença e o apoio dos Secretários Municipais, alunos da Escola Estadual Costa Sena, servidores municipais, homenageados e imprensa.

Os homenageados em 2017 receberam o Troféu “Protetores da Água”e manifestaram-se bastante satisfeitos pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido de uso sustentável da água. Foram eles: CBH – Comitê da Bacia Hidrográfica de Araguari, E.E. Paes de Almeida – Diretora Almerinda Vieira Ferreira, Secretário de Agricultura – Sr. Jaime Batagline, José Vitor de Aguiar Resende – Superintendente Regional do Meio Ambiente (SUPRAM), Mauro César Rodrigues – Rancho do Vovô Mauro, Salvador Arcas Plazza Filho – Fazenda Santo Antônio e Valéria Martins Vieira – funcionária da SAE

O Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Júnior, ressaltou o envolvimento da Prefeitura pela integração de várias Secretarias representadas no evento, e parabenizou os homenageados pela necessária preocupação ambiental: “Parabéns aos homenageados que cuidam e conciliam o meio ambiente com o desenvolvimento econômico”.

João Batista Arantes da Silva, Secretário de Saúde, frisou sobre a importância da preocupação com o consumo consciente da água desde crianças: “Desde crianças, é fundamental acompanhar a importância da água e da saúde. E aqui, nesse evento, a participação conjunta dos secretários denota a união e a preocupação da Administração Pública, cujo objetivo em comum é a saúde”.

Para Joaquim Menezes Ribeiro da Silva, representante do CBH, receber o prêmio foi muito importante. “É uma honra e uma alegria receber o Troféu ‘Protetores da Água’, pois a defesa da água deve ser de todos nós, Poder Público e usuários, conjuntamente. Assim, vamos lograr êxito no futuro”.

Salvador Arcas Plazza Filho, da Fazenda Santo Antônio, tem 5 nascentes em sua propriedade. “Promover maior acesso à água potável pela preservação de mananciais é essencial, pois sabemos que se não preservarmos no meio rural, poderá faltar água no mundo em 2050. ” Sobre a premiação, comentou: “Antes de ser um mérito, é dever e obrigação nossa preservar”.

Para o Presidente da SAE, André Fabiano dos Reis, a Semana da Água veio somar à ideia de conscientização do uso racional da água: “O evento que hoje fecha a Semana da Água nos leva a refletir sobre a disponibilidade de água no mundo, pois sem ela o ser humano não vive. Temos que tentar passar isso para as pessoas, de forma que todos busquemos economizar. Além disso, encerrou Reis, “é necessária essa semana para que a gente consiga, o ano inteiro, a economizar ou racionar água, ou seja, a utilizar a água de forma a não comprometer a disponibilidade para as gerações futuras”.

FOTOS: ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete