Secretaria de Educação lança novo projeto ambiental

Foi lançado na manhã de hoje (24), na Secretaria de Educação, o Projeto ‘Pescadores de Bons Exemplos do Meio Ambiente’, quando estiveram presentes educadores municipais e estaduais, representantes do 4º Pelotão do Meio Ambiente e imprensa araguarina.

Sabedores da necessidade de cuidado e atenção com relação ao nosso planeta, em função do desperdício, mau uso e esgotamento dos recursos naturais, o Projeto ‘Pescadores de Bons Exemplos do Meio Ambiente’ propõe encontrar e divulgar empresas e pessoas comuns que fazem a diferença no dia a dia através de atitudes sustentáveis que visam proteger a natureza, se tornando efetivamente um bom exemplo de ação em prol do planeta Terra. Assim, a sociedade toma conhecimento, informa e divulga essas atitudes, destacando os sujeitos dessas ações.

Para Ângela Maria de Moura Castro, professora do Ensino Fundamental I do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Jesus, “é muito importante o projeto apresentado porque, trabalhando-se diretamente com crianças, passamos valores como sustentabilidade, a importância da água e cuidados com o meio ambiente. ”

Virgínia de Cássia Bruno Mordente, Diretora do Colégio Mais Positivo, comentou que é indispensável projetos como esse: “Já desenvolvemos projetos ambientais na escola, e este vem acrescentar, trabalhando-se a sustentabilidade, e preservando o meio ambiente. É sempre bom ter algo para se levar para a escola”.

Marcelo Fábio Lera, Diretor de Materiais Recicláveis, da Secretaria de Meio Ambiente, considerou extremamente importante a participação no evento. “Por meio de ações como essa é mais fácil envolver crianças do que adultos com vícios. O assunto é sério e a conscientização é urgente. Por isso, é imprescindível falar sempre, repetindo-se para que a mensagem fique gravada”, relatou o Diretor.

A Diretora da E.E. Katy Belém e Presidente da ADEOMG-Araguari, Associação dos Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais, Valéria Aparecida Coelho Slywitch, espera estar presente em todas as ações deste projeto. “O Projeto tem que começar na escola com as crianças, para dar frutos e crescer. E levaremos a ideia para as Escolas Estaduais de Araguari, que seguramente irão abraçar o projeto. ”

Em Araguari, um exemplo de ação sustentável é a Horta Comunitária da Comunidade São Vicente de Paulo, cujos legumes e verduras são naturais, e não recebem agrotóxicos. “A Horta é um projeto social de uma Cooperativa de Crédito, e recebeu recentemente o 3º lugar no Brasil na área de Sustentabilidade”, informou a Sub-Secretária Iara Farias. “Assim sendo, há inúmeras possibilidades de se criar ações sustentáveis. Sabemos que todas elas são para o futuro, mas para isso, temos que plantar no presente”, acrescentou.

“Nosso planeta é composto de 70% de água, embora apenas 0,007% é de água potável. Se não preservarmos, amanhã vai faltar água”, revelou o Comandante da Polícia de Meio Ambiente, Ten. Ivanir Clementino de Brito. “Além disso, todos nós devemos contribuir para termos um meio ambiente saudável ”, encerrou o Comandante.

O Disk Informe da Ouvidoria da Prefeitura de Araguari,156, está encarregado de receber ligações de toda a comunidade araguarina, informando ações criativas e inovadoras de empresas e pessoas físicas, em prol da melhoria da qualidade de vida. Em seguida, haverá visita de um grupo que irá in loco verificar os bons exemplos ambientais que, posteriormente, serão divulgados para toda a comunidade.

FOTOS:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete