Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas firma parceria com Presídio de Araguari

Na manhã da última quarta-feira, 18, o Secretário de Políticas sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza, e o Diretor do Presídio de Araguari, Murilo Cássio Fernandes, estiveram reunidos para celebrarem a parceria entre o município e o estado de Minas Gerais, através da pasta de Política sobre Drogas e o Presídio,na realização do projeto “Programa de Reinserção do Pré-egresso do Sistema Prisional”.

O projeto foi batizado pela Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas de “10%”, nome dado em virtude do percentual da população prisional de Araguari, que é reincidente que retorna ao Presídio.

Ao longo dos últimos anos, o Brasil sofreu um aumento do consumo de drogas que veio a refletir também no aumento da população carcerária, com cadeias e presídios superlotados e em condições degradantes. O indivíduo que entra num desses locais por ter cometido algum crime ou delito em decorrência da dependência química, saindo da mesma forma como entrou,ou em situação pior, retornando à sociedade que o condenou com grandes chances de voltar a cometer os mesmos crimes.

Nesse contexto, cresce a importância da adoção de políticas que, efetivamente, promovam a recuperação do detento no convívio social. Caso contrário, persistirá a situação atual com drásticas repercussões de reincidência de criminalidade pelos mesmos indivíduos em virtude do abuso de drogas.

A parceria Secretaria de Políticas sobre Drogas e Presídio, por meio do ‘Programa da Reinserção do Pré-egresso e Egresso do Sistema Prisonal’ visa orientar e encaminhar o detento pré-egresso (que já está no final de sua pena, próximo a ser colocado em liberdade) e do egresso (ex-detento), com histórico de uso de substâncias psicoativas, para a rede de atenção, de acordo com a necessidade de cada um e, até mesmo a profissionalização dos mesmos”, destacou o Secretário.

Ailton também destacou que a proposta do trabalho com um programa do acompanhamento do pré-egresso, egresso e seus familiares vem de encontro à necessidade de políticas públicas que tentem dar uma resposta para a sociedade no sentido de fazer alguma ação que busque a diminuição do índice de criminalidade e da continuidade no uso e abuso de substâncias psicoativas.

Celebramos uma parceria inédita entre Estado e Município que beneficiará toda população araguarina. Através da ressocialização e do tratamento, o índice de reincidências dos crimes tenderá a cair, já que um dos fatores de risco é o uso e abuso de substâncias psicoativas. Assim, será muito importante essa parceria para a prevenção de recaídas”, frisou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

FOTO:       SECRETARIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS