Comitiva de Araguari visita restauro de imóvel da mogiana que sediará arquivo público
No dia 08 do corrente, esteve na cidade Uberaba uma comitiva araguarina, composta de funcionárias da FAEC- Fundação Araguarina de Educação e Cultura, dos Departamentos de Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto e Divisão de Patrimônio Histórico e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para visita ao restauro da antiga sede da Cia Mogiana de Estradas de Ferro que sediará dentro em breve, o Arquivo Público de Uberaba.
O imóvel de 1.070 metros quadrados localizado próximo ao imóvel da FCA- Ferrovia Centro Atlântica, foi restaurado dentro das normas técnicas do CONARQ, sendo adequado para a nova função. Próxima a sede do Arquivo, no entorno, será estruturado espaço para o “Palco Livre”, Casa do Artesão e Academia de Letras, tendo proposta de revitalizar o local com o fim de se tornar pólo cultural da cidade.
Modelo no território nacional, o Arquivo Público de Uberaba é exemplo para similares, na busca de eficiência na gestão de documentos e agora contempla a cidade, com espaço adequado ao recebimento de consulentes e para a guarda e a divulgação de seu acervo.
A visita contemplou também as atuais sedes dos setores de Arquivo Público e Arquivo Administrativo, que serão transferidos para o novo espaço. Interligados por sistema operacional específico, os setores com administrações distintas, serão ligados também pelo espaço físico.
As funcionárias do Arquivo Histórico, Patrimônio Histórico e Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, tiveram também a oportunidade de estar em contato com a arquivista Daise Aparecida Oliveira, que estruturou vários arquivos pelo país, dentre eles o de São Paulo, Uberaba e Uberlândia.
Autora da tabela de temporalidade vigente no Brasil, ela é detentora de vasto conhecimento no setor, foi realmente inriquecedor aos visitantes o contato com a especialista na gestão de documentos.
Apesar de o Arquivo Histórico de Araguari estar bem estruturado em suas funções, a busca pelo aperfeiçoamento deve ser uma constante e a discussão quanto à questão de gestão de arquivos no município deve ser aprofundada.
Novos usos, novas soluções é o aguardo para imóveis desocupados e de teor patrimonial. Em Araguari, passos largos neste sentido estão sendo dados, como a ocupação de imóveis da antiga Estrada de Ferro Goiás e recentemente o magnífico restauro do prédio do Armazém de Cargas que será sede da Secretaria de Educação e Museu da Imprensa.
Projeto está em estudo para adequação do Arquivo Histórico na antiga sede da Cia. Prada de Eletricidade, antecessora da CEMIG, localizado à Rua Dr. Afrânio. O intento oportunizará maior visibilidade e acessibilidade para visitas ao Museu e aos consulentes ao Arquivo Histórico.
Idéias boas e êxito comprovado devem ser “copiados” e adequados à realidade das cidades, Araguari tem muito potencial cultural e poderá também ser modelo de gestão.