Curso de sabão ecológico é ensinado nas escolas

    Depois de ministrar uma oficina de fabricação de sabão ecológico na Secretaria de Educação para professores e diretores de escolas municipais, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, do Programa de Educação Ambiental Gira Sol  e do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, realizaram no último dia 24, a oficina de sabão ecológico para os pais de alunos do Centro Educacional Municipal Realino Elias Carrijo e do Centro Municipal de Educação Infantil de Amanhece.

            Sílvia Helena Fernandes de Souza, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental Gira Sol relatou que quando o óleo de cozinha é reaproveitado na fabricação de sabão é gerada uma economia familiar. Outra vantagem, segundo ela, é a preservação ambiental. “Cada litro de óleo descartado na natureza é suficiente para contaminar até um milhão de litros de água. A reciclagem, especialmente com a produção de sabão ecológico é uma ideia simples que pode ser multiplicada, o que resulta na preservação do meio ambiente em que vivemos”, disse.

            O curso é rápido, prático e fácil. No final os pais receberam uma barra de sabão bem como a receita para serem multiplicadores desta ideia simples, mas ecologicamente correta.

            No curso é ensinada a forma correta de manusear os produtos e os cuidados durante a reação do processo químico. Confira abaixo a receita e o modo de fazer.

 

Sabão caseiro com álcool

06 - litros de óleo usado

01 - soda cáustica marca Sol

01 - litro de álcool marca Sol

01 - litro de água fria

 

Modo de preparar: Coloque a água em um recipiente (bacia de plástico grande) em seguida coloque a soda até derreter depois coloque o óleo e por último adicione o álcool devagar e mexa até formar uma pasta. O passo seguinte é despejar o sabão nas formas (caixas de papelão) forradas com plástico, deixar descansar ou curar por alguns dias, mas no dia seguinte já pode cortar os pedaços.

 

 

- Curso no Distrito de Amanhece ensina a reaproveitar o óleo de soja dispensado na cozinha

 

* Foto: Divulgação