Rede Municipal de ensino disponibiliza atividades impressas para alunos

A Prefeitura de Araguari informa que, em virtude da suspensão das aulas presenciais, como reflexo da medida sanitária de isolamento social que vivenciamos, devido à pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação de Araguari busca recursos de maneira a oferecer aos estudantes, a continuidade do processo de desenvolvimento cognitivo e proporcionar a retomada de algumas atividades educacionais, mesmo que fora do convívio escolar.

No primeiro momento foi lançada a PLATAFORMA DIGITAL “RECORDANDO SABERES”, desenvolvida com o intuito de promover complemento pedagógico, além de manter a interação entre escola e alunos, família, professores e comunidade em geral, frente ao atual momento de crise. A plataforma, além de atividades dos conteúdos de Português, Matemática e Educação Especial, contém peças de teatro, histórias contadas, jogos educativos, que contribuem pedagogicamente para o desenvolvimento do aluno.

Entretanto, sabemos que nem todos os alunos têm acesso à internet, nesse sentido, promovendo oportunidades que alcancem os estudantes em seus domicílios, a Secretaria de Educação fará a distribuição impressa das atividades escolares aos alunos dos CEM’s e CMEI’s do município.

A distribuição das atividades acontecerá nesta segunda-feira, 18, de acordo com os horários estabelecidos pelas unidades escolares, para que não ocorra aglomeração de pessoas. O material será para alunos dos Centros Educacionais Municipais Infantis – CMEI’s de 4 a 5 anos, e para os alunos dos Centros Educacionais Municipais – CEM’s do Pré-escolar ao 9º ano. A distribuição do material ocorrerá quinzenalmente.

Ressaltando que as referidas atividades foram elaboradas de acordo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular - Ministério da Educação – BNCC, as ações pedagógicas previstas nestas atividades são de extrema importância e devem ser realizadas em casa pelos alunos, considerando que assim que forem retomadas as atividades escolares presenciais, será aplicada uma avaliação diagnóstica junto aos estudantes que levará em conta as habilidades e objetos de aprendizagem abordados no material. O objetivo será detectar as habilidades não desenvolvidas pelos estudantes durante o período de atividades não presenciais de tal modo, norteando o planejamento para retomada dos conteúdos, assim como, embasando ações que promovam o reforço escolar.

Pais ou responsáveis pelos alunos deverão ir às unidades escolares utilizando, obrigatoriamente, máscaras de proteção, nos horários agendados pelas escolas, respeitando as medidas de seguranças.

“É muito importante que os pais estejam atentos quanto a retirada desse material impresso para que cheguem as mãos dos alunos. O intuito da medida é atender os estudantes que não tem acesso à internet. Estamos aguardando uma modificação do Ministério da Educação – MEC, para que esse benefício possa valer como carga horária dentro do ano letivo. As ações da Secretaria de Educação não cessam aí. Novas estratégias de alcance aos alunos, mesmo que de forma remota, e a reorganização do calendário escolar estão sendo estudadas e em breve serão colocadas em prática, explicou a Secretária.

“Durante a pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Educação tem empenhado para buscar mecanismos que possam estar levando educação aos alunos e com isso manter a ligação entre alunos e escola. A plataforma digital foi uma ótima iniciativa, mas, não conseguimos chegar a todos os alunos. Com essa medida sedo em papel impresso acredito que chegaremos a um número considerável e satisfatório”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (PSB).

FOTO: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO