SAE realiza obras de rede de esgoto no bairro Vieno

  As tubulações serão interligadas com a estação de tratamento de dejetos no São Sebastião

A Superintendência de Água e Esgoto (SAE) realiza a construção da rede de esgoto do bairro Vieno. Essa obra será interligada com a estação de tratamento de esgoto (ETE) no São Sebastião, que espera a conclusão do saneamento no Vieno para entrar em funcionamento.

As obras da rede de esgoto do bairro Vieno começaram a 90 dias, com previsão de entrega em quatro meses. Segundo o superintendente José Flávio de Lima Neto, houve um contratempo, mas que não afetará cronograma inicial. “Infelizmente aconteceu um acidental fatal e o Ministério do Trabalho fez uma interdição. Apenas as valetas, perfurações feitas no solo para implantação da rede de esgoto, abaixo de 1,25m estão em andamento. As valas com profundidade acima dessa medida estão paralisadas”, completa. A empresa responsável foi notificada para se adequar aos itens de segurança.

Além da conclusão do saneamento básico no bairro Vieno, a obra de rede de esgoto será interligada com a estação de tratamento de esgoto no São Sebastião. “Nós estamos com essa frente de trabalho, aguardando a conclusão da rede do Vieno para colocar a estação em funcionamento”, explica Neto. Posteriormente, será feito 140 metros de emissário, que são tubos que levam a água tratada até o seu lugar de descarte, para lançar o efluente no córrego das Araras.

Outra área contemplada pelas tubulações de esgoto é o Distrito Industrial. Neto disse que a ordem de serviço foi emitida na última segunda-feira (29). O prazo estimado para a conclusão dos trabalhos é de seis meses, mas nada impede que a empresa realize antes do limite estipulado.

 

Araguari possui três estâncias em operação, localizadas no bairro Novo Horizonte e nos distritos de Amanhece e Piracaíba. Além disso, outra está prestes a entrar em funcionamento no São Sebastião. Neto conta que a SAE realiza estudos para a construção de novas estações de tratamento. Uma delas será ao fundo do Frigorífico Mataboi. “Estamos esperando o posicionamento do Ministério das Cidades sobre os recursos, se será financiada ou virá do Orçamento Geral da União. Pretendemos realizar o processo licitatório em seis meses. O prazo de execução demanda 18 meses e o tramite entre a liberação da obra e a conclusão dois anos”, completa Flávio.